17 de dez. de 2010

bolo de chocolate na caneca

ontem fiz bolo de chocolate na caneca, saiu duro. parecia uma pequena pedra, mas cheirava e sabia a chocolate. foi do óleo, havia pouco óleo. depois de uma maratona interminável, acabei o trabalho sobre o palácio da ajuda, devo conhecer a história dos seus lustres de bronze e cristal melhor do que a das minhas paredes de tinta de água. andei aqui, ali, acoloutro. têm acontecido coisas engraçadas, coisas que me desesperam, coisas que me apetecem pôr a dançar com gatos ou a cantarolar para grilos. talvez tenha caído no dadaísmo que tanto detesto, mas a verdade é que já não há fio de discurso coeso nesta cabeça cujo cabelo ainda pensa estar no apogeu do outono, portanto continua a cair. às vezes estou a falar e falham-me as palavras em português - curiosamente sei-a sempre noutra língua, mas não me adianta de muito. seria snob se a disparasse, então limito-me aceitar o que parece: que não tenho conversa, só queria metê-la. mentira, embora me aconteça mais com uns do que com outros. é assim com tudo, algumas pessoas vêm para nos destabilizar, para nos desviar do nosso caminho outras, e disso não sabia, vêm precisamente para nos manter no nosso caminho. apetece-me ter a minha casa, com o meu gira-discos, estante e cozinha, e pôr em prática todas as receitas que achei num site duma leonor bastos chamado «flagrande delícia». o natal está aí, logo vou combinar o que vou cozinhar nesse dia, o meu dia 25 serei eu com três pirralhos (mais o pirralhinho-mor, o rodrigo) na casa do meu irmão e da minha cunhada. uma vez perguntei-me se eles estão a brincar às casinhas: não, eles não estão a brincar às casinhas, a vida deles é mais sólida do que a minha, embora menos cimentada que a minha. têm mesmo um filho, têm mesmo uma árvore de natal, vão ter mesmo um primeiro natal juntos e eu vou tirar-lhes fotos e vou fazer doces e vou obrigar os miúdos a oferecer-lhe canecas com bolo de chocolate já que não há dinheiro para cada um lhe dar prendas. e assim é. ah, o blogspot avisou-me para ler os termos do serviço quando inseri a imagem deste post, aquela bonita do bolo na caneca aí à vossa esquerda. não sei onde fui buscá-la, mas não é minha, só por isso digo que não é minha, fui buscá-la algures. pronto, isto serve?

ps i - o meu bolo de chocolate na caneca de ontem, ao contrário de anteriores, além de parecer um cubo de xisto em termos de textura, não chegava aos pés desse em aspecto. tenho que pôr os miúdos a treinar para que os bolos para a «cunhada» saiam bem.
ps ii - porque é que me parece que está tudo, tudo, no... (não há palavra em português, mas não sou eu a fazer conversa, há uma em inglês e vou ter que recorrer a ela) edge? porque é que me parece que era uma migalha no chão duma cozinha, eu e o meu mundo, e agora alguém me chocalhou, e ao meu mundo, e nos varreu para a pá, e porque é que me parece que estou a viajar nos altos e baixos da pá até que ela nos descarregue a todos para o lixo? acho que algumas coisas já tombaram para lá.

1 ovo,
4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de leite
3 minutos no microondas.
juntem primeiro os ingredientes sólidos dentro de uma caneca e misturem e só depois o ovo e os líquidos. por experiência própria, se o quiserem mais fofo e menos seco, mexam na quantidade do óleo e do leite. uma colherinha a mais não matará ninguém e salva bolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário