16 de nov. de 2010

a, b, c

- Ana, queres aprender a escrever o teu nome?
- Sim - tira-me o lápis da mão e pousa o bico na folha branca entre nós, arrasta-o ao longo da folha:

wwwwwwwwwwwwwwww

- O que é isso, Ana?
- É o meu nome.
- Não, não é. Dá cá o lápis.
- Olha, primeiro fazes uma bola grande, com uma perninha.
(A Cláudia pergunta-me se essa bola grande com a perninha é um A, digo-lhe que fique calada, é a maneira mais fácil, ela só tem 4 anos).
- Agora duas ondas, tuntun, e outra bolinha com a perninha.
Passo-lhe o lápis, ela desenha uma bola grande, um risco comprido, sem fim, e vários wwwww por ali a fora.
- Não, Ana - tiro-lhe o lápis - olha, uma bolinha grande e alta, com um escadote a vir lá de cima até à linha. A seguir, tuntun (desenho o "n") e,  por último, outra bolinha mais pequenina com um escadote mais pequenino a vir de cima para baixo, vês? A-n-a.
- Já sei, dá cá - pega no lápis e faz outro borrão.
Decepcionada, desisto. Sei que a paciência não foi muita. Quando a Cláudia lhe tira o lápis da mão, ela amua, quer aprender. Quer tanto aprender que, só por isso, já me parece que sabe. Já me parece que consegue escrever o seu nome, a minha princesa Ana.


 
(desenho by celia)

27 Setembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário