16 de nov. de 2010

real life princesses

hoje chegou a curiosidade e, enquanto mudava de canal distraídamente e arqueava a sobrancelha, fiz um questionário à minha irmã de dez anos enquanto ela lutava contra o sono:

eu: Cláudia... quem é a pessoa mais importante da tua vida?
ela: er... er... - hesitou - bem, não consigo escolher entre ti e a ana (a nossa irmã de quatro anos).
Pensei que era só uma resposta de criança, mas ela fundamentou-a:
ela: a mãe não nos liga muito, o david (irmão) também não, o daniel (irmão) também não, e o pai 'tá-me sempre a dar beijinhos mas isso não chega. também gosto do tyson, mas é cão, não conta.
e eu, que lhe tinha colocado a questão, fui confrontada com a mesma pergunta, para a qual ainda não sabia a resposta:
ela: e da tua, célia?
após muito pensar, apercebi-me que ela encheu-me de tanto orgulho com a sua resposta que a minha voz ficou tão quebrada quanto a sua:
eu: são vocês, cada vez mais, são vocês as duas. e é tãããão bom que tu e a ana sejam essas duas miúdas maravilhosas, e se dêm tão bem e, mesmo sendo melhores amigas, sejam tão diferentes... sabes cláudia, quando nasceste, e depois quando a ana nasceu, eu julguei que vocês seriam só como... um novo enfeite na minha vida. que não viriam mexer com ela, movê-la dos seus eixos, que o que eu tivesse para nos ensinar nunca seria tão significativo que me mudasse a mim também, e que nem poderia aprender nada convosco. mas a verdade é que, cada vez mais, me orgulho de vocês, vocês são, para mim, fonte de alegria e preocupações, vocês conseguem realmente tocar a vida das pessoas, pelo menos tocaram a minha.
e desvio o olhar para a aninha, que dorme com uma almofada entre as pernas. pomo-nos as duas a ir e eu caio na cama ao lado da ana:
eu: ana! (abano-a) estás em trabalho de parto, com uma almofada entre as pernas? hã seu bichinho? vais ser a mais má de nós todas, pá! pelo menos por cima de ti nunca há-de ninguém de passar...
a cláudia tem os olhos brilhantes, está emocionada. parece cena de livro, já o sei enquanto o vivo. sei que quer abraçar-me, abraço-a brevemente, não tenho muito jeito para demonstrações de afecto:
ela: tenho muito orgulho em ti, célia, embora não o costume dizer.
eu: e eu em vocês. é engraçado que gostem tanto de mim quando sou a única pessoa que vos bate.
ela: eu sei, mas é por isso que, por causa de ti, um dia vamos ser melhores pessoas.

e eu estou tão feliz que vocês saibam isso, minhas princesas...

(foto by celia)
23 Agosto 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário